Lista: Adaptações de obras literárias para o cinema

21 junho 2017

Eu adoro assistir um filme que eu já tenha lido a sua história nos livros. Alguns deles, aliás, figuram entre os meus favoritos de todos! E são tantos, né? Romeu e Julieta, Os Três Mosqueteiros, e sagas como Game of Thrones (As Crônicas de Gelo e Fogo), Harry Potter, Animais Fantásticos e Onde Habitam, Percy Jackson, Alice no País das Maravilhas, O Orfanato da Srta Peregrine para Crianças Peculiares e muitos outros... :) Por isso que quando a Claro TV me convidou a listar cinco filmes que foram adaptados das obras literárias eu já pensei de cara nestes todos que eu (e muita gente!) curtimos muito. E aí decidi falar de cinco deles que eu gosto demais. São eles...
Onde Vivem os Monstros


Coisa mais fofa do mundo, este é um dos meus preferidos! Aliás, li por aí que é do Barack Obama também. Hahaha. Curioso. :P

Sinopse: Max é um garoto que está fantasiado de lobo, provocando malcriações com sua mãe por ciúme de um amigo dela. Como castigo, ele é mandado para o quarto sem janta e resolve fugir da casa, usando a imaginação para criar uma misteriosa ilha. Lá, ele encontra vários monstros e diz que possui superpoderes, o que o faz ser nomeado rei do grupo. Responsável por evitar que a tristeza tome conta do lugar, ele passa a criar uma série de jogos para mantê-los em constante diversão.
A Menina que Roubava Livros


Um livro que eu amei de cara, indiquei e emprestei para 500 pessoas. Hahaha! Aliás, não sei nem dizer se ele tá em casa! :P O filme foi baseado no livro de Markus Zusak e é emocionante.

Sinopse: A trajetória de Liesel Meminger é contada por uma narradora mórbida, porém surpreendentemente simpática. Ao perceber que a pequena ladra de livros lhe escapa, a Morte afeiçoa-se à menina e rastreia suas pegadas de 1939 a 1943. Traços de uma sobrevivente: a mãe comunista, perseguida pelo nazismo, envia Liesel e o irmão para o subúrbio pobre de uma cidade alemã, onde um casal se dispõe a adotá-los em troca de dinheiro. O garoto morre no trajeto e é enterrado por um coveiro que deixa cair um livro na neve. É o primeiro de uma série que a menina vai surrupiar ao longo dos anos.

A Invenção de Hugo Cabret


Lembro até hoje quando ganhei o livro, escrito por Brian Selznick. A edição dele é incrível, com páginas pretas e ilustrações lindas. O filme também tem toda essa qualidade impressionante!

Sinopse: Hugo é um garoto de 12 anos que vive numa estação de trem em Paris no começo do século 20. Seu pai, um relojoeiro que trabalha em um museu, morre pouco depois de mostrar a Hugo a sua última descoberta: um androide. Hugo faz amizade com uma jovem que tem uma chave que cabe no fecho existente no robô. É o início de uma surpreendente aventura.
O Hobbit


Shame on me. O único livro de Tolkien que eu li foi o "primeiro" de SDA, O Hobbit. Lembro que tentei ler os outros mas na época, talvez por ser muito nova, não dei conta. Ainda quero ler com mais tempo mais pra frente! 

Sinopse:  Situado no mundo ficcional da Terra Média, os três filmes seguem o hobbit Bilbo Baggins , chamado pelo mago Gandalf , para acompanhar treze anões liderados por Thorin II em uma missão até a Montanha Solitária, onde tentarão recuperar os pertences dos anões que foram roubados pelo dragão Smaug. É nessa aventura que Bilbo encontra o Um Anel que desencadeia a trilogia O Senhor dos Anéis.
Cidades de Papel


Não é o meu favoriiito assim no sentido completo da palavra, mas eu achava que merecia estar aqui porque eu achei o filme super fofo (confesso que a trilha sonora MARA contribuiu!) e só depois eu fui ler o livro, que curti muito também!

Sinopse: Quentin tem uma paixão platônica por sua vizinha, Margot, que invade o seu quarto propondo um plano de vingança contra o seu ex-namorado. Depois de uma noite de aventura, Margot desaparece, mas deixa pistas para Quentin descobrir o seu paradeiro.

E eu não poderia deixar de fora outro filme que vem por aí, baseado num livro que eu adoro, que é o "Assassinato no Expresso do Oriente" da Agatha Christie. \o/ Vai ser incrível e eu tô mega ansiosa para assistir! 

Curtiu a lista? Qual outro filme adaptado dos livros você curte muito? Conta pra mim nos comentários!

comentários pelo facebook:

15 comentários:

  1. Eu amei "Assassinato no Expresso do Oriente" e estou super curiosa para ver como vai ser a adaptação! Aliás, quero tentar assistir ao filme antigo antes de ver o novo :)
    Dos filmes que você citou, acredita que não vi NENHUM?! :O Quer dizer, vi o primeiro de Hobbit, mas preciso assistir aos outros ainda :P Onde Vivem os Monstros tem cara de ser super fofo!!

    Um beijo! ♥
    www.daniquedisse.com.br

    Responder Excluir
    Respostas
    1. Ahhhh tem o filme antigooo! Louca aqui, quero ver!!! <3

      Excluir
  2. Eu queria muito ler lido A Menina que Roubava Livros antes de ver o filme, mas não deu e foi filme mesmo. Mas ainda quero ler. Eu tenho o livro A Invenção de Hugo Cabret e ganhei da minha escola do ensino fundamental, mas na época eu não era muito ligada em leitura, daí ele tá guardado, mas também nunca vi o filme justamente por ter o livro e nunca ter lido, haha! Muitas pessoas falaram que preferiram o filme Cidades de Papel do que o livro, então confesso que não dei muita importância pra ler ele, mas fica aquela curiosidade né?
    Beijos!

    www.likeparadise.com.br

    Responder Excluir
    Respostas
    1. Leia Hugo Cabret, sim!! Vc vai gostar! Não é nada muito profundo, mas é inspirador. E a história tem tanta ilustração que passa rapidinho. Hehehe.

      Excluir
  3. Dos que citou eu só vi o Hobbit e o do Hugo. Quero ainda ler o livro da menina que roubava livros. Um dos meus livros favoritos e que eu quero muito que apareça nas telonas é o "Fiquei com seu número" da Sophie Kinsella, conhece ?
    Beijos

    Charme-se

    Responder Excluir
  4. Dá até um medinho quando fazem essas adaptações, mas essas foram bem boas. Ótimas indicações de filmes! Beijos

    www.achatadebatom.blogspot.com
    Instagram.com/cristiana_nobrega
    Facebook.com/achatadebatom

    Responder Excluir
    Respostas
    1. Dá medo mesmo, tem muitas que não deram lá muito certo.. Percy Jackson mesmo tem mta gente q não curte, e eu entendo! :P

      Excluir
  5. isso é um pouco perigoso né, mas qd a adaptação do livro pro cinema da certo é super legal!

    www.tofucolorido.com.br
    #/blogtofucolorido

    Responder Excluir
  6. Adorei a lista!
    Sempre prefiro mais o livro, mas sempre assisto um e outro. Como se complementasse, sabe?
    Eu gosto muito de A culpa é das estrelas também! Achei que a adaptação, neste caso, foi bem fiel.
    bjO

    Dany
    Blog Breshopping da Dany
    Conheça também o Breshopping da Dany KIDS

    Responder Excluir
  7. Olá.
    Acredita que até hoje eu não assisti "A Menina Que Roubava Livros" só porque eu ainda não li o livro, é uma noia da minha cabeça de só assistir a adaptação depois que ler o livro, e se acontece o contrario, eu perco o interesse hahaha, mas acho que não é só eu. Enfim adorei o post e o "onde Vivem os Monstros" é muito fofo, tem meio que uma vibe de "Sete Minutos Depois da Meia Noite", já viu? É muito bom. Beijos minha linda.

    https://sejaumunicornio.blogspot.com.br/

    Responder Excluir
  8. Hey, tudo bem?
    Eu particularmente gosto das adaptações, apesar que as vezes rola algumas coisas muito loucas nesse processo. De todos os que citou auqi os que mais gostei foram a garota que roubava livros e cidades de papel.
    Amei o post.

    vinysummer.com

    Responder Excluir
  9. Eu amo o livro "Assassinato no Expresso Oriente" e não sabia que vai virar filme! Que notícia ótima!
    Beijos, Aline
    Verso Aleatório

    Responder Excluir