A história do meu cabelo e o futuro que eu nem sei

01 setembro 2016
Hoje vou falar sobre o meu cabelo (o motivo vocês vão saber no final) e seeenta que lá vem história! :P Hahaha. Eu vou até tentar resumir um pouquinho (pulei as partes mais tensas, brinks, na verdade só não coloquei as fotos da época que eu brigava com os fios, mas não vou negar que elas existiram!) Enfim! :P Desde pequenininha eu tinha o cabelo bem enroladinho mesmo, sabe? Mas a minha mãe não sabia lidar muito bem com os cachos e direto tacava um monte de gel prendia ou escovava tudo depois de seco (que faz armar). Aí eu vendo os fios da minha irmã, que sempre foram bem lisinhos, ficava morrendo de vontade de alisar os meus também. Não demorou muito: comecei a fazer chapinha desde uns doze! :/ Acho que isso foi deixando os fios bem zuados, porque o que tinha de cacho saiu e ficou algo bem indefinido, ou seja, fiquei refém do alisamento, então... Olha só, nas fotos dá pra ver um pouquinho!


E aí quando eu tinha lá uns quatorze (olha a foto emo mico aí, gente), em 2007, comecei a fazer progressivas e depois disso não parei mais. Um pouquinho depois disso eu fiz uma mecha cor de rosa e quando ela saiu eu não fiz mais nada de coloração além de algumas luzes aqui e ali, muito fininhas, ou até mesmo uma californiana bem depois, já em 2011 (na foto) que ficou por pouco tempo. Aliás, eu super curtia assim também, mas achava que as pontas ficavam sempre muito maltratadas, não importa o tratamento (ou o corte) que eu fizesse!

Isso quase sempre nos mesmos cortes, sem quase nada de novo! Entããão no ano passado decidi passar tonalizante preto, mesmo com progressiva. Sei lá de onde eu tirei que isso ia ficar bom pra mim, mas eu achava (e continuo achando) cabelo preto bem escuro a coisa mais linda da vida e não pensei duas vezes. Minha prima me ajudou a passar e plim! Cabelo escurão que, por sinal, não ficou nada legal. Não sei, mas não achei que combinou com o meu rosto, minha sobrancelha, nada, nadinha! Olha só...

Então o cabelo foi crescendo, a coloração foi saindo e os fios foram voltando ao normal... Voltei a fazer progressivas e voilá, no começo desde ano de 2016 decidi fazer mechas coloridas de novo. Eu simplesmente AMO cores fantasia e por isso passei um verde fofinho. Ficou assim por alguns meses até que em maio decidi trocar para rosa. E seguimos assim, é este o meu cabelo atualmente: cor natural + mecha rosa relativamente fina + progressiva (quando aparece cacho, é babyliss!).

Eu acho lindo cabelo ondulado, enrolado, crespo, quase todos os tipos de cabelo. Mas é aquela coisa né? Quando é na gente, a gente não acha! Por isso eu me curto muito com ele alisado e queria continuar nessas mas... a gente sabe que a progressiva não é um negócio muito de boas, é uma química tremenda que eu sinceramente não sei se quero pra mim, tipo, pra continuar assim pra sempre, sabe? E depois de tantos questionamentos, aqui que entra a questão:
Largo a progressiva, ou não?!

Um dos fatores que me fazem continuar fazendo é a mecha colorida: as inspirações de fotos que a gente vê por aí ou é de cabelo bem crespo, ou com cachos super bem definidos ou aquele ondulado de leve feat a cor fantasia. O meu cabelo natural não é nada disso (é um ondulado meio indefinido) e quando eu lavo e não seco com o secador ele fica bem estranho na parte rosa. O resto dos fios eu sei que é questão de esperar a química sair e acostumar, saber lidar. Mas e o rosa, minha gente?! Hahaha.

Eu não queria deixar a mecha colorida de lado, sabe? Por isso esse continua sendo o meu fator número 1 para continuar alisando. :/

E quanto a questão da praticidade e etc também pega, já que eu gosto dele liso. Sei que tem alguns métodos naturais pra alisar (inclusive usando óleo de coco, coisa que eu amo) mas nenhum deles realmente alisa de fato, meio que disciplina só e dá o maior trabalhão. Só que pra mim o maior problema mesmo é como conservar a mecha tendo esse tipo de cabelo: como será que eu posso fazer pra ficar bom? 

Detalhe: já vi diversas inspirações assim como estas aqui deste post ou até deste aqui no Depois dos Quinze. Mas o meu cabelo é completamente diferente destes e, principalmente, não quero pintar por inteiro. Não acho nenhum cabelo igual ao meu pra ter de inspiração! 

E agora?

Enfim, o post é meio uma grande pergunta mesmo pra saber o que vocês acham! Continuo com ele do jeito que ele tá, alisando mesmo, ou deixo natural? E daí, se eu deixar natural, tiro a mecha colorida? :O O que vocês acham?

comentários pelo facebook:

18 comentários:

  1. Que história, heim? Falar de cabelo é complicado para mim, porque eu nem sei domar o meu que é liso mas muuuuuito volumoso, parece uma vassoura de palha kkkkkk
    Eu acho que você deveria deixar ele voltar ao natural e procurar um salão especializado em cachos, para pedir orientação profissional. No entanto, você fica tão linda de cabelo liso, combina demais com você! Mas, se eu fosse você, eu deixaria voltar ao natural, pelo menos, para ver como seria e se você se adaptaria novamente com ele cacheado.
    Beijos!


    http://mundodemj.blogspot.com/

    Responder Excluir
    Respostas
    1. Eu sempre percebi que seu cabelo era bem lisinho mesmo, só não sabia que era volumoso assim!
      Então, não sei ainda viu... mas a ideia de perguntar pra um profissional especializado em cachos é MARA <3 Valeu, Mj!!

      Excluir
  2. Au, se vc quer voltar com o cabelo natural, volta, experimenta um tempo, se não gostar faz a progressiva de novo. Você fica linda de cabelo lindo e realmente combina com vc, mas se o que te faz feliz agora é experimentar o seu cabelo natural, vai em frente, será uma experiencia. Quanto ao rosa, continue fazendo com o cabelo natural, vc vai descobrir um jeito de deixa-lo do jeito que quiser.

    jessicalorena.com

    Responder Excluir
    Respostas
    1. Acho que vou experimentar pra ver como que fica mesmo, Jé!
      Brigada pelo conselho, lindona! <333

      Excluir
  3. Eu já fiz progressiva e depois voltei ao cabelo normal porém agora to voltando com o selante. Enfim, cabelo é coisa bem pessoal, mude se você achar que precisa de algo novo, eu mudo o meu conforme meu humor kkk mas deixe a mecha, ela é lindaaa!
    bjoss
    www.gizahcastro.com

    Responder Excluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    Responder Excluir
  5. Au, esqueci de perguntar, qual a cor e a marca desse batom que você está usando na última foto?
    :)

    Responder Excluir
    Respostas
    1. É o Hepburn da Felicittá Looks, líquido!! Lá no ddq tem resenha dele, MJ!! <3

      Excluir
  6. Pensa bastante e siga seu coração. Também faço progressiva e as vezes penso em parar, mas aí penso, poxa o cabelo está tão grandão, movimento ok, a franjona que amo... Sobre as pontas ressecarem com o processo, depois que passei a usar OX meu cabelo deu um UP, não resseca.
    Mas realmente ter que alisar de 3 em 3 meses cansa. Me amo do jeito que estou, mas as vezes paro pra pensar como você. Resolvi continuar com ele liso, mas se o coração bater mais forte pelos cachos eu farei a transição.
    Nunca gostei dos meus cachos, são pequenos e tbm não eram nada definidos. Acho que na verdade eu tenho medo de fazer toda a transição e me arrepender.
    Beijos
    Charme-se

    Responder Excluir
  7. Oi, Au!
    Olha, pelo que eu vi nas fotos, seu cabelo natural é lindo! A progressiva só deixa ele um pouco mais liso e bem mais leve, o que faz aparecer um pouco mais as mechas coloridas, mas nem tanto. Acho que você deve fazer o que se sentir confortável, seja qual for a decisão, você vai continuar linda! ;)
    Beijos!
    Borboletas de Papel | InstagramFanpageTwitter

    Responder Excluir
  8. Au, já tentou conversar com meninas que tem o cabelo parecido com o seu? O meu também não é nem liso e nem enrolado, e eu quero voltar pro colorido mas ainda não tenho $como$. Procure grupos no facebook de meninas que tem experiência e podem te ajudar :)

    Responder Excluir
  9. Eu sou do partido que cabelo natural da sempre menos trabalho se tu aprender a lidar com ele. Se teu cabelo é um ondulado indefinido, descobre o tipo, veja esse post bem legal:
    http://www.gosteieagora.com/2014/05/tipos-de-cabelo/
    http://faladantas.com/wp-content/uploads/2015/01/FIOS.jpg
    Dai pela nomenclatura tente achar meninas com cabelo tipo o seu, o meu por exemplo é entre 2a e 2b ^^

    Mas independente de tudo isso, o cabelo é teu e tu tem que fazer o que vai te deixar mais feliz :D

    Um beijo,
    Foca no Glitter

    Responder Excluir
  10. Auana, se eu fosse você eu experimentaria voltar aos cachos, porque talvez seu cabelo cacheado ficaria totalmente diferente do que ele era antes, com outros métodos de arrumar e produtos novos. Quando eu era criança meu cabelo (cacheado) era bem diferente do que é hoje, porque eu não sabia cuidar direito dele, ai ele ficava bonitinho molhado mas quando secava ficava bem volumoso e frisado, não ficava bonito mesmo. Mas hoje aprendi vários truques na internet e encontrei produtos muito bons (e baratos) pra deixar ele bem cacheadinho, do jeito que eu gosto. Mas é com você, você decide, e qualquer decisão que tomar vamos estar aqui pra te dar apoio. Um beijo!

    Responder Excluir
  11. Oi Au, tudo bem?
    Acompanho o blog tem um tempo e eu adoro seus posts
    Com relação à passar pela transição ou continuar alisando, é uma decisão realmente complicada. Eu nunca alisei meu cabelo, mas vivia constantemente dependente de chapinha e secador, porque minha raiz é lisa e o comprimento é enrolado.
    Acho, ao mesmo tempo, a transição um processo complicado e de auto-aceitacao também. Em alguns momentos eu me sentia a pessoa mais feia, com frizz e etc (que eu não estava nem um pouco acostumada). Alem disso, eu sofri muito pois minha raiz lisa me incomodava muito, pois destoava do resto do meu cabelo. É o meu cabelo não é cacheadissimo poderoso, como o da Rayna Nicacio e a Mari Morena. É mais um ondulado mesmo, difícil de lidar.
    Agora chegando ao ponto principal: a decisão tem que partir de vc. Vivemos por muito tempo numa ditadura do "cabelo bom" que era o liso perfeito, sem frizz. Mas também não podemos entrar na ditadura do "cacho perfeito" e nem somos obrigadas a largar o alisamento. Só porque alguém alisa não significa que está negando totalmente suas raízes e etc etc.
    Seu cabelo é liso assim e parece se adequar ao seu estilo. A parte realmente complicada é fazer procedimentos químicos com frequência, que faz mal pra saúde e pros fios. Então eu te diria pra ir com fé e tentar passar pela transição. Porque assim conseguimos CONHECER de verdade nossos cabelos e nos aceitarmos assim. E quando vc quiser, vc pode fazer uma chapinha ou uma escova, não faz mal. Depois da transição eu passei a lavar o cabelo e deixar secar naturalmente. Às vezes finalizo (e ele fica cacheado) e às vezes não (e ele fica liso/ondulado). Mas sabe, não importa. O seu cabelo é O SEU cabelo. Quem manda é vc. E desde então eu saio "a louca" com o cabelo molhado na rua sem me preocupar com frizz nem nada kkk é uma experiência realmente muito boa, não ter que se preocupar e não ser dependente de nada.
    Espero que avalie a situação e escolha o que for melhor pra você :)
    Beijos

    Responder Excluir
  12. Bem, eu estou em transição :D
    Acho primeiro que é bacana experimentar, é quase como se conhecer mais profundamente.. Por isso é muito importante você pensar bem se você realmente quer, ou se só está empolgada vendo todo mundo cacheada de novo rsrs..

    Quanto ao tipo de cacho e definição, tenho chegado a uma conclusão pra mim: não ache que seu cabelo será como ele era. Você lembra do seu cabelo cacheado quando você não usava produtos específicos pra ele, não finalizava como deveria, não cortava de um jeito que favorecesse.. Ou seja, aquele cabelo tava todo zuado e agora você vai cuidar e arrumar ele direito..

    No meu caso eu fazia progressiva, mas acho que ela é bem suave porque com 3 ou 4 meses de raiz meu cabelo fica parecendo que está natural.. Então já consigo usar ele todo cacheado de boa, e não pretendo fazer um BC.. Acho que a mecha colorida vai ficar lindo!

    Você pode tentar isso, deixe uns meses de raiz, identifique qual seu tipo de cabelo (o meu está mais pra 3b), compre um creme de pentear pro seu tipo e um dia lave o cabelo e finalize como se ele já estivesse natural. Daí veja o que vai achar, como ele vai se comportar..

    Beijos e boa sorte na empreitada rsrs!!

    Responder Excluir
  13. Au, tem várias técnicas hoje em dia que ajudam bastante a passar pela famosa transição e como temos muitos exemplos eu acho muuuito bacana você tentar. Quanto a mecha, talvez agora de início o ideal seja você deixar um pouquinho de lado isso, sabe? Só pra manter seu cabelo natural e tirar toda e qualquer química nele. Claro, isso é uma opinião minha e você pode também fazer a transição e continuar com a mecha, mas eu acho bem interessante você deixar por enquanto ele o mais natural possível!
    Eu tenho algumas amigas que alisam os cabelos e resolveram passar pela transição e ficaram tão lindas! Também começaram a alisar com 14/15 anos e se arrependeram depois dos 20 anos. E eu também quase alisei meu cabelo quando era mais nova, mas minha tia cabeleireira conseguiu me convencer a não fazer isso e sou muito grata a ela!
    Mas enfim, essa decisão é totalmente sua!
    Boa sorte, visse? <3

    Beijão, mariasabetudo

    Responder Excluir