Resenha Um Ano Inesquecível

14 janeiro 2016

Demorei um tempo para resenhar este livro, mas ufa, finalmente tô aqui \o/ O livro "Um Ano Inesquecível" foi lançado no ano passado e ficou por vááárias semanas no topo dos livros mais vendidos do Brasil. Massa, né? O sucesso é merecido: o livro é uma delicinha! Devorei ele inteirinho em pouco mais de três dias e a leitura foi leve, agradável e divertida. Para quem ainda não ouviu falar dele, são quatro contos, um de cada autora diferente e cada um se passa em uma estação do ano. Paula Pimenta fala do inverno, Babi Dewet fala do outono, a Bruna Vieira faz uma história linda na primavera e a Thalita Rebouças ficou com o calor do verão. Vou contar um pouquinho a respeito das minhas impressões sobre o livro!

"Dizem por aí que os melhores momentos da vida são vividos na adolescência. Os primeiros amores, os encontros, as festas, as viagens, as surpresas... E são sempre os instantes inesperados que transformam um dia comum em uma lembrança especial, daquelas que nunca deixarão de nos acompanhar.  Este é um livro sobre esses momentos doces e sensíveis que não se apagam da memória tão facilmente. Quatro contos, em quatro estações do ano, sobre jovens que passam por vivências e sentimentos intensos. Paula Pimenta nos leva em uma viagem de inverno. Babi Dewet conta como um outono pode mudar tudo. Bruna Vieira mostra a paixão brotando com a primavera. E Thalita Rebouças narra um intenso amor de verão. Histórias de um ano inesquecível que vão ficar para sempre! "



O conto que abre o livro é o da Paula. A história é sobre uma garota que, prestes a fazer uma viagem com os amigos, tem que abandonar seus planos de ultima hora e encarar uma viagem de férias com a família. Conhecer a neve? Oba! Mas ela não está tão animada assim. Várias coisas vão se desenrolando a partir disso e eu curti bastante, achei a leitura bem leve e notei que foi fácil de me identificar com a personagem principal, mesmo que eu não seja mais tão novinha quanto ela. As situações que ela passa eu já passei em algum momento da minha vida e é super legal ver como ela encara cada uma delas. Acontecem várias surpresas e o final do livro é de deixar qualquer coração quentinho. <3



O conto da Babi é mais urbano, e adorei o fato de que é cheio de boas referências de elementos da cultura pop, que eu adoro. Bem pés no chão, ela fala de um estágio durante o outono e sobre os encontros inesperados que a estação pode trazer. É um romance muito diferente! Nunca tinha lido nada dela e simplesmente amei o estilo da escrita, ela detalha tudo de uma forma muito gostosa de ler e você realmente se teletransporta para a realidade da personagem.



Li comentários de que a escrita da Bru evoluiu bastante neste conto e concordei. Não é só porque trabalho com ela, não, mas o conto já começa lacrando! Sabe aquele tipo de história que fecha direitinho? Então! A história fala a respeito de uma menina que está quase se dando mal em matemática na escola e de um romance que floresce pouco a pouco, mas passa longe de ficar só nisso. Durante toda a narrativa você vê que outros assuntos importantes também aparecem, como a escolha do curso da faculdade, o amor próprio e a construção de identidade de cada um de nós... São várias questões legais que acabam chegando a um desfecho surpreendente!



Ri muito com o conto da Thalita! Sobre um carnaval que tudo acontece e um romance beeem diferente dos demais, diversão é a palavra chave. Achei muito engraçada a forma que ela escreve, com o narrador comentando (e se indignando!) com os fatos que acontecem na história, que é realmente a cara do verão. Além disso, o conto é pautado basicamente por diálogos. Pá, pum! As palavras parecem ter som: a impressão é de que você está assistindo uma novela! 


Deu para perceber que eu gostei bastante do livro, né? Acho que todos os contos mereciam uma parte dois, sem sombra de dúvidas! Fiquei como louca imaginando o que teria acontecido com tantos personagens legais depois dos acontecimentos do livro, então, certo, Gutemberg, providencia uma continuação aí, faz favor! E você, já leu o livro acima ou ficou com vontade de ler depois dessa resenha? Me conta nos comentários!

comentários pelo facebook:

13 comentários:

  1. Nunca li o livro, mas já ouvir maravilhas sobre ele. E agora fiquei com mais vontade de lê-lo!

    BeijosBeijos.

    Responder Excluir
  2. Nunca li o livro, mas já ouvir maravilhas sobre ele. E agora fiquei com mais vontade de lê-lo!

    BeijosBeijos.

    Responder Excluir
  3. Nunca li o livro, mas já ouvir maravilhas sobre ele. E agora fiquei com mais vontade de lê-lo!

    BeijosBeijos.

    Responder Excluir
  4. Os livros da Bru são sempre maravilhosos e a Thalita e a Paula são veteranas no assunto, conheci a Babi através do livro e já amei também.
    Concordo com você Au, precisamos do ano seguinte :D, que a Gutemberg os escute!
    Au, vê se não some daqui, eu te acompanho no DDQ, mas sinto sua falta aqui.
    Beijos!

    Responder Excluir
    Respostas
    1. Oi lindona! Pode deixar que vou me programar pra postar com mais frequencia, tá? *-*
      Obrigada por estar sempre por aqui, fico muito feliz!
      Um beijão!

      Excluir
  5. Quero muito este livro, mas nunca acho onde eu moro :/ tô afim de comprar pela internet. Adorei ♥
    Blog Sorriso de vida, clique a saiba mais!

    Responder Excluir
  6. Nhac, fiquei super afim de ler, até porque sou fã de livros meninha, tenho aos monte lá em casa. Au acompanho você de pertinho nos posts do Depois dos Quinze e amei saber que tens um blog também. Recentemente aderi ao universo após ter defendido meu tcc sobre o universo blogger, meu blog é esse aqui espiamenina.blogspot.com Ele está só no inicio e você já está na minha lista de blogs inspiração, parabéns pelo trabalho linda. Beijocas.

    Responder Excluir
  7. Ai gente, como é maravilhosa a sensação de entrar aqui e me deparar com post novo. Dá uma paz na alma. Sério!
    Fiquei louca para ler esse livro. Antes tarde do que nunca, não é? Haha. Já tinha ouvido falar muito dele pelos snaps da Paula e da Bruna e até assisti o dia em que elas foram no Encontro com a Fátima. Mas essa é a primeira resenha que eu leio. Essa resenha me fez amar cada um dos personagens sem nem conhecê-los, porque me identifiquei muito com algumas das situações que você disse que eles passam. Preciso urgente ler esse livro, haha. Adorei!
    Mil abraços.

    Responder Excluir
    Respostas
    1. Não tenho nem palavras pra te agradecer, Lysia! Você sabe que é muito importante pra mim e pro blog, né? <3
      Obrigada pelo comentário!!!
      Um beijão!

      Excluir
  8. Morro de vontade de ler esse livro. Sempre vi esse livro em resenhas, mas nunca tive vontade de ler <3 Amei sua resenha <3
    bjs
    radior7.wordpress.com

    Responder Excluir
  9. Sou apaixonada por esse livro, se pudesse leria ele para sempre <3
    Beijos

    http://luadefevereiro.blogspot.com

    Responder Excluir
  10. Sou apaixonada por esse livro, se pudesse leria ele para sempre <3
    Beijos

    http://luadefevereiro.blogspot.com

    Responder Excluir
  11. Oi Au, estou louca para ler esse livro, mas toda vez que eu vou na livraria não encontro #chateada . Adoro o jeito que você escreve, não some daqui!

    Mil beijos, Be <3
    http://www.beatrizfelix.com.br/

    Responder Excluir