O Guia do Otimismo

01 outubro 2015


Se você pudesse respirar fundo, agora mesmo, e inspirar todos os sentimentos bons do mundo, quais seriam eles? Felicidade, coragem, paciência, amor, cordialidade ou entusiasmo? Eu sei, difícil é não responder por todos esses. A verdade é que tudo aquilo que vem para somar positivamente nos faz dar mais um passo em busca de nossos sonhos. Só que entre um turbilhão de emoções e situações, nem sempre conseguimos levar tudo na leveza necessária, acabamos perdendo nosso ponto de equilíbrio e não encontramos mais o foco necessário para seguir com tudo a diante.


Para tanto, nos auxiliando e nos guiando em nosso dia-a-dia, uma palavrinha se destaca das demais e se faz necessária: O otimismo. Por isso, a convite da Petite Jolie e da Zatinni pelo We Love Fashion Blogs 3, eu preparei um guia superespecial para você conseguir encontrá-lo em meio a bagunça da vida agitada. O melhor de tudo? Tenho certeza que você irá achá-lo não só ao ler esse post, mas em todos os outros momentos em que você topar com ele para, finalmente, voltar a ver o lado bom da vida

PRIMEIRO PASSO  | BUSQUE-O
Nessa jornada o primeiro passo é encontrar o otimismo que mora dentro de você. As vezes ele está bem ao fundo, mas com os estímulos certos com certeza ele irá aflorar. Isso não acontece somente uma vez, mas por todos os dias desde a hora em que acordamos até o momento em que vamos nos deitar. Buscar o otimismo é uma tarefa diária e necessita de um esforço relativamente pequeno, quando compreendemos todas as consequências edificantes que surgem daí. É saber olhar para tudo que nos cerca e procurar a inspiração necessária para seguir em frente com tudo que temos a nossa disposição. Isso inclui também, a percepção de tudo que temos e o sentimento de gratidão com relação a tantas forças no universo que trabalham incansavelmente para existirmos.



A IDEIA: Para a inspiração ser completa, fiz essa ideia de Mural de Estímulos para você reunir tudo aquilo que você mais ama em um board físico que pode ficar em cima de uma escrivaninha ou em algum lugar legal do seu quarto. Ele é bem simples e fácil de fazer! Dá para selecionar fotos das pessoas mais queridas pra você, anotar em post-its dias em que você se sentiu uma pessoa especial ou recortar imagens de revistas ou impressões da internet que te façam ficar mais inspirada.


SEGUNDO PASSO | ALIMENTE-O
Como fazer com que esse sentimento não vá embora? Nutrindo-o todo dia. A vida não tem modo easy, os obstáculos continuarão a aparecer e não é por isso que iremos largar o controle de tudoNutrindo o otimismo dentro de você, de alguma forma, você saberá que já tem os recursos necessários para ultrapassar as adversidades porque a solução está, sim, logo ali na frente. As vezes meio encoberta por algumas nuvens negras, mas a noção de que todo contratempo passa já é uma realidade e resta enfrentá-lo com a melhor munição de todas: A positividade que vem de dentro da sua luz interior.



A IDEIA:
 Para trazer mais positividade ao seu dia, fiz um Potinho do Otimismo com frases de efeito para você não se esquecer dos seus objetivos e não se deixar abater por qualquer problema no meio do caminho. Você vai tirar uma frase por dia e mentalizá-la várias vezes para fazer dela seu estímulo durante todo o tempo pelas próximas vinte e quatro horas. Aos pouquinhos, essa simples atividade vai se tornando uma rotina que realmente transformará o seu modo de enxergar as coisas. Simples, né?


TERCEIRO PASSO  | VIVA-O
Agora que você já provou da experiência de ser uma pessoa mais otimista em diferentes esferas da sua vida, o importante é conseguir lidar com cada situação pequena do seu dia e transformá-la em um grande evento internalizado dentro de você. Aproveite todas as experiências e sensações que você recebe e usufrua delas como se fosse seu combustível para permanecer sendo uma pessoa otimista.


A IDEIA: Quais são as pequenas sensações que te fazem abrir um sorriso? Liste-as assim como eu fiz na foto acima e com certeza você vai descobrir um monte de novos estímulos que certas vezes passam desapercebidos por você na sua rotina. As vezes nós nos reservamos a selecionar algumas poucas coisas como razões da nossa alegria, quando na verdade é toooodo o conjunto das mais pequenas delas que nos tornam pessoas mais contentes e felizes.


QUARTO PASSO  | DIVIDA-O
Você já sabe como pode fazer o seu dia ficar mais iluminado, mas a luz de várias pessoas ao seu redor ainda permanece apagada. Tudo fica muito melhor quando é compartilhado, né? Emane boas energias e tenha um comportamento transformador na vida das pessoas que convivem com você. Seja aquela pessoa que você gostaria de conhecer, sempre respeitando o espaço e as experiências pessoais que fizeram o outro vir a ser a pessoa que é. Com pequenas atitudes, você pode mostrar que se importa e ainda deixar o dia da pessoa tão leve como o seu. Nisso, também cultivamos as amizades e as boas companhias. Aliás, que tal compartilhar esse post? Já pode ser um bom começo!

We Love Fashion Blogs 3: Esse post faz parte do WLFB 3 realizado pela Petite Jolie e pela Zattini e eu estou muuuito feliz de fazer parte das cem blogueiras selecionadas! Mas agora quero muito poder continuar e conto com o apoio de vocês, tá? Para eu passar para a próxima fase é só você me ajudar e votar em mim CLICANDO AQUI! As votações abrem dia 02 de outubro! 

comentários pelo facebook:

43 comentários:

  1. Que bacana Au, ver que você ta participando. Pode contar com meu voto, amo seu blog!

    http://youendless.blogspot.com.br

    Responder Excluir
    Respostas
    1. Muito obrigada Chris!!! <3 Super beijo pra você!

      Excluir
  2. Dica perfeita!!! Ótimo pra começar o mês com coisa boa!!
    Fotos incríveis!!

    Adorei tudo ♥

    Bjks

    Lelê - http://topensandoemler.blogspot.com.br/

    Responder Excluir
  3. Amei a sua ideia, vou fazer com certeza rsrs

    http://cheirodapreta.blogspot.com.br/

    Responder Excluir
  4. Auu que post maravilhoso! <3
    Sério, foi o melhor que vi até agora do primeiro desafio, estou torcendo por você!
    #partiudesafio2 hahaha
    beeeeijos!
    www.chadecaneca.com.br

    Responder Excluir
    Respostas
    1. Oi Ju, muito obrigada!! Fico feliz que tenha gostado! Super beijo

      Excluir
  5. Que post mais maravilhoso! Sou muito ligada a essas coisas que levantam nossa auto-estima, nosso humor, sabe? Adorei suas dicas, Au. ♥ Já sei que uma parede do meu quarto vai ficar de cara nova, com esse mural de inspirações <3 E o potinho, já vou fazer! A dica de compartilhar otimismo é algo que eu levo pra vida, não gosto de transmitir energia negativa. Pra quê, né? Vamos passar coisa boa pros outros! :D

    Beijos, obrigada pela visita lá no meu blog, adorei. ♥♥♥

    www.minhadistracao.com
    YouTube.com/xbekaxxx

    Responder Excluir
    Respostas
    1. É verdade, vamos passar coisa boa para os outros!!!

      Excluir
  6. Muito legal Au, que post lindo! Eu acho muito importante ser uma pessoa positiva e confesso que as vezes é bem difícil, amei suas dicas vou por todas em prática <3

    Beijos,
    www.quemvepensa.com

    Responder Excluir
    Respostas
    1. Oi Bianca!! Coloque as dicas em prática sim, com certeza isso vai iluminar seu dia \o/

      Excluir
  7. Caramba, que post mais lindo e inspirador! Com simpatia e simplicidade você mostrou como ser criativa. Parabéns amiga! A cada dia tenho mais orgulho de você e sei o quanto você pode chegar longe! Merece todas as conquistas. E nem preciso dizer que meu voto é seu né? Te amo! Beijos :)

    Responder Excluir
  8. Gente, ameeeeei! Que idéias lindas e inspiradoras, ja quero fazer *-*
    Beijos <3
    www.universodasmulheres.com
    Me siga no -> Instagram

    Responder Excluir
  9. Oi, Au!
    Conheço uma variação desse guia, o pote da felicidade: que consiste em a gente escrever em um papel agradecimentos de coisas boas que acontecem na nossa vida e colocar dentro do potinho. No final do ano (ou em momentos difíceis) abri-lo e ler os agradecimentos.
    Tb pratico o agradecimento diário pelas mínimas coisas que eu tenho: casa, família, alimento, roupas/sapatos, saúde, emprego e ainda peço que Deus abençõe e proteja meus amigos e familiares.
    Boa noite pra vc!
    Big Beijos
    Lulu on the Sky

    Responder Excluir
    Respostas
    1. Adorei saber da variação, Lulu! Muito legal!!!
      O agradecimento diário faz a gente reconhecer muita coisa né? Melhor coisa!
      Super beijo!

      Excluir
  10. Amei o post Au, muito criativo!
    Muito bacanas suas dicas, acho que realmente devem funcionar!
    Já vou criar meu muralzinho, fazer meu potinho do otimismo e minha listinha de felicidades!
    Adoreeei!
    Beijo!

    http://brigadeirodeamora.blogspot.com.br/

    Responder Excluir
    Respostas
    1. Oba!! Depois mostra foto pra mim se vc criar mesmo, hein?! <3

      Excluir
  11. Adorei! O meu preferido foi o mural de inspirações, quero fazer já!
    Beijos.

    dicasju.blogspot.com

    Responder Excluir
  12. Primeiramente, que post incrível Au! Meu favorito foi o mural de inspirações e quero muito fazer.
    Beijos

    http://beingasunshine.blogspot.com/

    Responder Excluir
  13. Primeiramente parabéns por estar entre os 100 blogs Au.
    E arrasou no post, ótimas dicas.
    Muito sucesso lindona.
    bjkas
    www.garotafucada.com.br

    Responder Excluir
  14. Parabéns por estar entre os 100 blogs. Adoramos a ideia do post, super inspirador!!! O mural e o potinho ficaram super fofos!!

    beijos

    http://www.onlyinspirations.blogspot.com.br/

    Responder Excluir
    Respostas
    1. Muito obrigada, meninas!! Fico contente em saber que gostaram!

      Excluir
  15. Que post mais lindo, completo e inspirador. Parabéns e sorte *.* acabei de votar.
    http://www.charme-se.com/

    Responder Excluir
  16. Votadíssimo! Se depender de mim, você ganha esse desafio!
    Beijos!

    Responder Excluir
  17. Amei o post Au e já vou lá votar. Torcendo muito por você viu =)
    Bjus
    Jaque
    www.quebreiaregra.com.br

    Responder Excluir
  18. Deusa, rainha, soberana, vai ganhar SIM! <3 <3

    Responder Excluir
  19. Que gracinha de post flor, eu acho que a melhor maneira de otimismo é fazer o que acreditamos, seguir nossos sonhos, não tem coisa melhor!

    Pode deixar que votarei, beijão
    www.cantinhob.com

    Responder Excluir
  20. Acho que mesmo esse post sendo feito corrido (eu vi pelo snap) você arrasou.
    Achei as dicas ótimas e eu tenho um potinho desses, só que eu coloco o que aconteceu de bom para ter mais motivos para agradecer a Deus. rs
    Adorei o mural das inspirações, já votei em você no dia que saiu o post.
    Beijos!

    Blog Pam Lepletier

    Responder Excluir
  21. Adorei o post Au!! Mto bom

    Bjss


    www.adrianequaresma.com.br

    Responder Excluir
  22. Só posso agradecer por este post incrível!

    http://petalasdelicadas.blogspot.com.br/

    Responder Excluir
  23. Já tenho meu mini mural de inspirações e ajuda bastante mesmo. No momento estou procurando aquelas fitas adesivas mais coloridas, porque minha parede é toda branca. Otimismo e positivdade é tudo nessa vida! Vou começar a fazer uma série de posts com esse assunto, se você gostar, pode acompanhar ;) eu gostei bastante desse seu post e até salvei aqui nos favoritos. Entrei no site do WLFB 3, mas não consegui achar o botão pra votar em você. Já fechou a votação? Estou torcendo por você! Você merece! Porque seu blog é super bem organizado e tem um conteúdo bom e interessante.

    Beijos!
    www.likeparadise.com.br

    Responder Excluir
  24. Oi querida =) Como vai?
    Em primeiro lugar meus parabéns por estar entre as 100, você merece muito.
    Em segundo eu ADOREI o tema desse post de hoje. OTIMISMO é uma palavra que tem um significado imenso pra mim. Acredito que quando a pessoa está bem com a sua auto-estimo 90% das vezes ela é otimista.

    Abraços,
    Marinah | Meu Doce Apartamento - Literatura, Culinária, Caseirices e muito amor!

    Responder Excluir
  25. Que lindooooo Au, super amei o seu guia *-*
    A gente precisa de motivações assim e muito otimismo em todos os aspectos da nossa vida, se não a gente pira. Adorei os vídeos ensinando a fazer o mural e o potinho (que potinho maus lindoooooooooo, quero fazer JÁ!) Parabéns pelo post, super mereceu passar pra próxima etapa do We Love Fashion Blogs. To torcendo por você <3

    www.vodkaescarpin.com.br

    Responder Excluir
  26. Hey lindona, tudo bem?

    Quanto tempo não aparecia aqui! Está lindo como sempre e é sucesso também *-*

    IN L-O-V-E com esse potinho, quero tanto '-'

    Um beijão!

    Isa | http://isabellalessa.com/

    Responder Excluir