A papete que voltou e o Normcore

07 julho 2014
Vocês já devem ter visto por aí que aquele tipo de chinelinho hippie, as Bikenstocks , voltaram com tudo à moda, não é? Para quem não sabe, esse tipo de sapato é aquele que parece com aquelas papetes que eram muito comuns em 2007 e 2008. Não sei vocês, mas eu mesmo usava algumas desse tipo para ir a escola e era uma febre só entre as meninas (já os meninos, chamavam de "papete bíblica" por ser algo parecido com aqueles chinelinhos que aparecem em filmes religiosos). Agora, o sapatinho que ganhou o apelido de ugly shoe por muitos volta para o verão da gringa em versões da Marni, Prada, Céline, Trina Turk, Givenchy e muito mais. Grandes nomes, não é mesmo? E para uma grande parcela de pessoas é só falar essas palavrinhas mágicas que de repente o sapatinho se torna lindo. Ainda mais com reforços de peso, que são celebridades como Alexa Chung, Heidi Klum e Chiara Ferragni desfilando suas papetes por aí. Mas e pra quem aposta no conforto? Tem gente que não liga pra quem usa e qual grife estampou seu nome em letras maiores do que as outras. Pois é, para esses que querem se vestir da forma mais normal e relaxante possível, também já há uma denominação de estilo. São as pessoas que aderem ao Normcore, o chamado "anti-look". Ou seja, gente que ignora a moda, não usam dela para se expressar.


Então, na realidade, não dá pra dizer que a pessoa chegou e falou "oh lá, achei, agora eu vou ser um normcore". São somente pessoas que simplesmente se vestem sem se importar com mais nada além do conforto. Não estão ligados em tendências, não estão querendo nem usar aquela camisa de banda do seu pai porque é bacana e nem procurar roupas em brechós. Só pegam a roupa que está ali e põe. Mas, vocês sabem quando algo é divulgado em exaustão, não é mesmo? O termo que significava uma ausência de modismos, virou moda. E aí, produção, como é que faz agora?

E para você que pensa "mas que legal, a pessoa não liga para o que as outras vão pensar, não tem necessidade de se destacar e acaba saindo assim, bacana!" Te confesso que pensei o mesmo. Mas depois li uma declaração de um especialista no assunto, Jeremy Lewis, que disse que o Normcore é um cara que basicamente se acha tão cool que que pode continuar usando uma camisa branca simples que vai continuar cool. Sei não, hein? A pessoa não quer se destacar, acaba indo da forma mais simples possível e vualá. Acaba se destacando. Ou não, vai ver a pessoa se garante tanto em personalidade que realmente não dá a mínima. Quem sabe? Um pouco confuso, eu sei, até pra mim que estou aqui escrevendo esse texto ainda estou confusa e sem uma opinião completamente firme a respeito desse assunto. Acho que pode existir os verdadeiros Normcore, que é por exemplo aquele seu tio que usa a mesma calça jeans desde 1980 com blusa listrada, e os novos, que são os que vão surgir agora para serem notados sem precisar fazer um barulhão. De qualquer forma, não boto minha mão no fogo que todos vão aderir. Principalmente aqui no Brasil, onde a gente não gosta muito de se vestir sem sal nem açúcar, é provável que isso nem venha a acontecer. Mas ainda vamos ouvir falar bastante disso!

comentários pelo facebook:

7 comentários:

  1. Eu acho feio pra caramba,não usaria. Mas cada um tem seu gosto,né. Alias AMEI o blog! :)

    www.londonfashionblog.com

    Responder Excluir
  2. Quando elas viraram febre em 2008 como você disse, eu achava meio estranha, até que uma amiga minha comprou, eu fui experimentar e era o conforto em forma de sandália, é muito gostosa de usar, com o tempo eu fui me acostumando com ela e achando mais bonita rs, mas confesso que nunca comprei uma e não sei se ficaria bem em mim.
    Beijos

    http://diadespa.blogspot.com.br/

    Responder Excluir
    Respostas
    1. É confortável né? Mas também não sei se eu usaria atualmente!

      Excluir
  3. Achei bem parecido com a história dos hipsters, quando virou moda todo mundo saiu atrás de brechós para comprar roupas que encaixem no estilo. É algo que talvez seja bem passageiro e com certeza aqui não pega :)
    Beijos, Sweet Crush || Tumblr|| Amor Doce

    Responder Excluir
  4. Eu quis abraçar o mundo quando vi elas em todos os desfiles possíveis pois confesso que as vezes eu usava a minha haha
    Sobre normcore: é tipo g0y, não existe isso. Se você não liga pra moda você não vai se dominar com algum termo relacionado a ela, enfim.

    Responder Excluir