Como é a faculdade de Publicidade

01 junho 2014
Muitos leitores me enviam emails frequentemente perguntando a respeito do curso de Publicidade e Propaganda. Esses dias o Helton me lembrou de responder sobre isso. A dúvida é a mesma: A pessoa está no terceiro colegial ou fazendo cursinho e não sabe se vai para Jornalismo ou Publicidade. E aí? Que curso escolher?


Bom, me formei no ano de 2010 e fiz cursinho nos anos de 2011/2012, tentando faculdades dos dois cursos (eu não me decidia e ia colocando alternando os dois). Confesso que nesses dois anos não estudei muito, aliás, quase nada. Não tinha uma rotina de estudos e tampouco me dedicava aos simulados. Passei em cursos nada a ver comigo (nutrição, engenharia de alimentos) onde minha nota dava e parei de tentar. Fiquei um tempo parada, até que me veio um estalo e parti para uma faculdade particular. Estudei mais um pouco sem colocar pressão em mim mesma e passei na faculdade que estou cursando atualmente, a FAAT, em Atibaia - SP. Não me arrependo em nada dessa decisão. Eu sei que faculdades federais podem as vezes oferecer melhores recursos e oportunidades, não nego isso. Mas gosto muito da minha faculdade e estou muito feliz com o meu curso por lá! E comparando com outras amigas que fazem outras faculdades mais conhecidas, não fico nada atrás. Mas enfim, o post não é sobre faculdades específicas e sim cursos, certo? Vamos conversar um pouquinho sobre eles.


Primeiro, sobre o que não é a minha praia: Jornalismo. Alunos de Jornalismo ou jornalistas formados poderiam falar com mais propriedade sobre isso, é claro, mas na minha visão, o profissional de jornalismo tem que escrever sobre os fatos, apurá-los, investigá-los, estar por dentro do que acontece no mundo, essas coisas. Tem que ser criativo, sim, para ter ideias de reportagem, de investigações coisa e tal, mas sobretudo tem que ter um bom domínio da escrita. Aliás, tem que gostar de assistir jornal e ler jornal, é claro. Eu quando era menor queria ser jornalista, mas uma jornalista do estilo da Brittany Murphy em A Agenda Secreta do Meu Namorado e na prática não é bem assim. A gente não escreve só sobre as coisas lindas fofas e pomposas que gostamos, né? É claro que o Jornalismo tem várias áreas com que você pode trabalhar, mas pelo menos durante a faculdade, se for pra escrever sobre o desmatamento na beira do Itapecerica da Serra, você vai ter que estudar tudo a respeito e ir lá atrás das pessoas envolvidas do Itapecerica da Serra. Mas de qualquer forma tenho certeza que você vai vendo com o tempo que isso também é muito bacana.


Publicidade é outro viés. Publicidade tem um foco maior em você vender ideias, convencer pessoas. Fico encantada com todo esse universo! E, preciso dizer, todo mundo imagina como aquele negócio de criação, que você senta e esboça um anúncio, faz no computador e pronto, tá lindo. Mas a área da Propaganda tem muitas outras áreas, se é que podemos dizer assim. Uma agência tem o setor de atendimento, de mídia, de planejamento e vários outros. Também dá para trabalhar em uma empresa ou marca específicas, cuidando dessa parte de propaganda somente deste lugar e enfim, o leque de possibilidades é imenso.

A matriz curricular presente nesses dois cursos pode ter várias matérias em comum no primeiro ano/semestre de faculdade. Matérias gerais como Antropologia, História da Comunicação, Expressão Midiática, Leitura e Produção de Textos, Sociologia e Psicologia. Claro que tem alguns que já te introduzem no curso, como Teorias e Técnicas em PP, mas geralmente a partir do próximo (semestre ou ano) que os cursos se separam, indo para matérias específicas, como no caso de Publicidade, sendo Criação Publicitária, Marketing, Mídia e etc.


Falando um pouco dessas matérias, para quem está interessado ter noção do conteúdo que é dado, em Psicologia por exemplo estudamos coisas como psicologia do consumidor, gestalt, o processo de persuasão, formação dos grupos e etc. Em Marketing vemos tipos de mercado, tipos de cliente, táticas de grandes empresas e muuuuitas outras coisas. Para quem pensou que ia fugir da matemática, tem um pouquinho sim. Tivemos Estatística, mas sem dramas. Foi muito tranquilo e até eu que sou uma zero a esquerda cheguei a tirar 10 em duas provas... Bom, o método da faculdade é bem diferente do que era na escola, né?

Atualmente estou no segundo ano, terceiro semestre. Já passei pelo estúdio de rádio da faculdade, já fiz trabalhos de fotografia, já tivemos aulas sobre Photoshop, Illustrator, InDesign e outros, já fizemos campanhas muito bacanas, trabalhos em vídeo e muito mais. Daqui há algum tempo a gente vai começar a trabalhar nas agências experimentais da faculdade (algumas faculdades começam a fazer isso mais cedo) e aí é que o negócio pega. É claro que já temos meio que uma agência montada para vários trabalhos que precisam de uma, mas ainda vemos tudo isso em sala normal. Depois vamos para as próprias agências, ambientes diferentes na faculdade em que vamos fazer para clientes reais, o que vai ser muito bacana. Mal vejo a hora!


Bom, a dica maior que eu dou, é entrar no site da faculdade que você pretende prestar vestibular e ver a matriz curricular. Você vai ver as matérias que cada uma delas oferecem e daí é só se imaginar fazendo cada uma. Se imagina facilmente? Gosta do que imaginou? Então pronto! E se você tem medo porque, por exemplo, sabe escrever muito bem mas não manja de edição no computador, ou é muito criativo ou não sabe como usar isso de forma muito certa, não se preocupe. A faculdade vai te ajudar a estimular seu melhor lado e você vai sair de lá, pelo menos, sabendo um pouquinho de cada coisa. Espero que vocês sejam excelentes profissionais seja qual for a área que escolherem!

comentários pelo facebook:

15 comentários:

  1. Nossa Au, é totalmente o oposto do que eu pensava, bom se eu for decidir cursar mesmo Publicidade eu irei me adequar à qual local de trabalho? Não entendi muito bem essa parte. Jornalismo seria legal pra mim por conta do blog, iria me ajudar a escrever melhor, melhorar o conteúdo postado entre outros detalhes, porém eu não iria lucrar com isso. Acho que publicidade é mais a minha cara mesmo, e parece ser um curso tão agradável, adorei o post, de verdade mesmo, fiquei super feliz por ter acatado a minha sugestão, me ajudou muito também! Beijão :)

    www.heltonnunes.com

    Responder Excluir
    Respostas
    1. Como assim, Helton? Não sei se entendi muito bem sua pergunta, mas em relação a onde um publicitário pode atuar, eu acho que um profissional de propaganda pode trabalhar em empresas cuidando da parte de comunicação delas, pode fazer assessoria de imprensa de alguma determinada pessoa publica ou empresa (isso geralmente é Relações Publicas q faz, mas PP tbm pode fazer) ou pode trabalhar nas agências de propaganda mesmo em algum dos cargos que eu disse no post, ou produtoras de vídeos (que são contratadas pelas agências), etc..

      Excluir
  2. Deve ser uma facul muito boa mesmo, eu já escolhi a minha que é totalmente o oposto dessa kk' eu escolhi Enfermagem rs.
    Bjus!
    http://blogdasabrinamakeup.blogspot.com.br/

    Responder Excluir
  3. Olha, eu te confesso que fiquei muito impressionada com esse curso depois que você disse e eu também tinha um sonho de fazer propaganda, mas eu penso pelo mercado de trabalho na minha cidade que é totalmente vazio nessa área!

    http://www.princesaindelicada.com/

    Responder Excluir
    Respostas
    1. Oi Malu! O pior é que aqui na minha cidade também não tem muitas agências, mas eu penso em trabalhar fora ou em outras alternativas (que vou pensar só mais pra frente mesmo, haha)

      Excluir
  4. Olá flor?
    Que bacana seu post, super informativo!
    Vai ser de grande valia para aqueles que estão pensando em fazer Faculdade de Publicidade!
    www.mundo-d-moda.com
    Bjo

    Responder Excluir
  5. Oi,
    Sonhava em fazer Publicidade e propaganda/ jornalismo, até encontrar minha verdadeira paixão que é Psicologia!
    Adorei saber que vocês estudam um pouco de gestalt, algumas outras coisas se parecem com o que eu via no meu curso técnico de Administração!
    Essa área é incrível! As matérias especificas devem ser super legais
    Beijos
    http://leitoraemlondres.blogspot.com.br/

    Responder Excluir
  6. legal ver sua realização com o curso..
    eu sou bióloga, me formei a um pouco mais de um ano, e as vezes ainda penso porquê escolhi biologia? kkkk

    beijos
    www.charmynail.com

    Responder Excluir
  7. Eu sempre quis fazer tantos cursos entre eles publicidade,mas de uns tempos pra cá me achei na moda e tive certeza q isso é o q eu quero pra mim.Mas publicidade e propaganda é um ótimo curso né?!
    www.mulherunika.com

    Responder Excluir
  8. oiiiii linda!!!! mtoooo obrigada pela sua visitinha lá no meu blog ;-) fiquei mto feliz com seu comentário!! hhihi

    achei muito interessante seu post, legal saber como funciona =)

    beijosssss querida!!!!!
    http://bysallymazay.blogspot.com.br/

    Responder Excluir
  9. Acho que a facu de publi deve ser maravilhosa mesmo, amei saber mais
    Beijos
    http://segredosdacahlima.blogspot.com.br/

    Responder Excluir
  10. Adorei ver como essa a faculdade de publicidade, bem legal!
    Já estou te seguindo, adorei conhecer seu blog.
    Bjs
    janamakesesmaltesecia.blogspot.com.br

    Responder Excluir
  11. Ótimo post =)

    Beijooos

    http://blogidfashion.worpress.com/

    Responder Excluir
  12. Find the reliable packers and movers in gurugram for bike and car transportation, household shifting, loading and unloading etc.

    Responder Excluir