Como surgiu a calça jeans e a maquiagem?

02 maio 2014
Existem coisas que a gente usa desde sempre e nem sabemos como é que surgiram, né? Maquiagem e Calça Jeans são algumas dessas coisas. Dá até para ter uma vaga ideia se pensarmos separadamente sobre os assuntos, decerto a maquiagem foi inventada por alguma mulher há muito tempo atrás e a calça jeans, bom, ouvi falar algo sobre a Marilyn Monroe ter popularizado a calça sendo usada por mulheres após um filme, mas antes disso? Sei nadinha.

Por isso resolvi pesquisar um pouco sobre a história dessas coisas, escolhidas assim, aleatoriamente, e ver de onde surgiram. Porque de qualquer forma, informação seja ela qual for, nunca é de mais, né?


Em 1853 as mercadorias na California custavam até cinco vezes mais caro por causa da época em que estavam. No meio disso, chegou a cidade de São Francisco um judeu (novinho de tudo, com 25 anos!) chamado Claude Levi Strauss. Ele vendia mercadorias de primeira necessidade, como toldos para carroças e tecidos rústicos para cobrir barracas. Então, um dia um mineiro perguntou se ele tinha calças, mas ao ver os artigos disse que não queria aquilo e que precisava mesmo era de calças super resistentes que durassem ao trabalho. Levi Strauss então teve uma ideia, pegou o tecido das barracas e foi até um alfaiate. Bom, o resultado dá para imaginar, né? Depois de algum tempinho ele já tinha criado a calça jeans, feita originalmente para durar bastante. Depois de conquistar o Oeste norte-americano e se estabelecer nas lavouras e fabricas, foi adotado pelos beatniks, os chamados rebeldes sem causa dos anos 50 como James Dean e Marlon Brando. Depois nos anos 60 foi bastante usada pelos hippies nos movimentos de contestação que surgiam e depois só se popularizou cada vez mais. Pois é, desde muito tempo atrás a calça jeans veio marcando história!


Existem várias comprovações de pinturas artísticas nos corpos de povos antigos, que tinham o hábito de usar elementos de origem vegetal como o urucum ou o carvão, bem como argila e pedras trituradas. Mas foi só no Egito que a maquiagem ganhou seu caráter moderno e estético: Essa civilização criou o culto da beleza entre homens e mulheres pois os faraós mantinham a crença na preservação da beleza mesmo depois da morte, acreditando que deveriam estar perfeitamente embelezados ao ressuscitarem; assim, também os mortos eram maquiados (meio creepy!). O Kohl, por exemplo, era uma pasta obtida do mineral malaquita misturado com carvão e cinzas. O objetivo era proteger os olhos, considerados "espelhos da alma" contra espíritos malignos. Ah! Vale a pena lembrar que os egípcios também foram os pioneiros do esmalte, pintando as unhas com extratos de plantas. Super vaidosos, né?

Bom, agora você já sabe da onde surgiu essas duas coisas que com certeza você conhece bastante.
Fontes: Infoescola e Mundo Estranho. 

comentários pelo facebook:

5 comentários:

  1. Ai gostei.
    Já conhecia a história das duas. Acho mais interessante o do jeans. Quem diria que um tecido de uma barraca ia virar esse item tão essencial no nosso guarda roupa né?
    Bjoo

    Jéssica

    www.minhasfeminices.com

    Responder Excluir
  2. Nossa , tudo bem ?
    Achei essa iniciativa de nos mostrar esse surgimento foi o maximo arrasou. amei saber um pouco mais.

    Beijinhos da Leeh
    http://maetoescrevendo.blogspot.com.br/2014/05/resenha-57-marina-carlos-ruiz-zafon.html?m=1

    Responder Excluir
  3. Adorei o post, achei super interessante!
    Já conhecia a da maquiagem, mas nunca tinha ouvido falar do surgimento da calça jeans, nunca imaginei que pudesse vir de um tecido de barraca haha
    Beijinhos
    http://meninadepalavra.com/

    Responder Excluir
  4. adorei o post e as informações!
    amo posts de curiosidade :)
    www.crisedosvintepoucos.blogspot.com
    #/crisedosvintepoucos

    Responder Excluir
  5. Incrível como uma simples ideia pode ter revolucionado completamente o mundo da moda! Levi foi um gênio, creio eu que um dos maiores! Adorei o post Au, parabéns <3
    Beijos
    http://www.entresonhos.com

    Responder Excluir