Resenha: Livros Crónicas de Gelo e Fogo

27 abril 2014
Eu sempre ouvia falar muito bem da série da HBO, Game of Thrones . Todo mundo que assistia tentava me convencer a ver, falando que era um mundo diferente, histórias contagiantes e impossível desgrudar os olhos da tela! Eu não dava muita bola e seguia sem conhecer, porque na minha cabeça eu comparava com Senhor dos Anéis e sinceramente nunca foi meu estilo preferido de livro/filme. Cheguei até a baixar um episódio, mas #burra sem querer baixei o terceiro da primeira temporada, não entendi nada (pegar história do meio não dá, né?) e larguei de assistir. Só muuuuito depois fui descobrir que não tinha entendido nada porque era o terceiro! Até que no Natal do ano de 2012 eu ganhei o primeiro livro da série, A Guerra dos Tronos. Passei o primeiro capítulo um pouco me arrastando na leitura, mas a partir do segundo já não conseguia mais parar de ler! Devorei o livro todinho em coisa de uma semana, baixei os episódios e assisti logo em seguida a primeira temporada, impressionada com a fidelidade da série com os acontecimentos do livro, inclusive os diálogos.

Então, no meu aniversário de 2013 manifestei o interesse de continuar a leitura e ganhei do meu namorado o Box da Edição de Luxo Limitada, da editora Leya. Na realidade é uma versão Pocket, os livros bem menorezinhos que os originais. Entretanto, menores só no diâmetro, pois o número de páginas é maior e elas são mais fininhas do que as páginas pardas dos originais. Antes de ganhar, pesquisei bastante sobre eles e li elogios e críticas. Elogios porque embora seja pesadinho, não é tão pesado quanto os originais e então dá pra ler sem cansar os braços, e críticas quanto a qualidade do papel que é bem fininho. Bom, mesmo assim, não tive dúvidas de que os queria, até que ganhei e não me arrependo nadinha de ter optado por essa versão pocket! E pois é, hoje em dia tenho dois do livro 1, o normal e o outro junto com os outros pockets haha. Vem ver o que eu achei da coleção!

A CAIXA: A caixinha que os livros vem inseridos é super lindinha! É feita de um estilo de papelão mais durinho, num tom fechado de vermelho quase marrom e com eles inseridos do outro lado do "letreiro" dessa foto. Eles são grossinhos (não é a toa né, juntos somam 6312 páginas) então ficam super encaixados dentro, de um jeito que só virando de ponta cabeça pra saírem. Em cima da caixa tem os símbolos de cada casa (as famílias presentes na história) e aos lados tem uma frase de cada livro (que também está presente na contracapa de cada livro). Aliás, sobre a qualidade dos livros e sobre as páginas fininhas que falei anteriormente, não vi problema algum nisso. Dá para ler tranquilamente, as letras não são muito pequenas, na realidade diria que são ideais. O terceiro livro por ter uma quantidade muito grande de páginas ficou com a lombada do livro um pouquinho amassada, mas é porque eu segurei a torto e a direito sem muitos cuidados. Acontece, né? Os livros não tem orelhas, então para marcar páginas você vai precisar de uma marca páginas mesmo (duh!). Mas tem todos os mapas que tem nos originais e também tem a lista com o nome de todas as pessoas de cada casa. Sim, tudo completinho!
OS LIVROS: Bom, a ordem dos livros é: A Guerra dos Tronos,  A Fúria dos Reis, A Tormenta de Espadas, O Festim dos Corvos e por ultimo, A Dança dos Dragões. O Autor, George R. R Martin ainda está escrevendo o próximo livro, com previsão aproximada para o inicio do ano que vem (mas parece que não é nada confirmado) e depois ainda terá mais um, finalizando em 7. Para quem não conhece a história, aí vai a sinopse do primeiro livro:

Quando Eddard Stark, lorde do castelo de Winterfell, recebe a visita do velho amigo, o rei Robert Baratheon, está longe de adivinhar que a sua vida, e a da sua família, está prestes a entrar numa espiral de tragédia, conspiração e morte. Durante a estadia, o rei convida Eddard a mudar-se para a corte e a assumir a prestigiada posição de Mão do Rei. Este aceita, mas apenas porque desconfia que o anterior detentor desse título foi envenenado pela própria rainha – uma cruel manipuladora do clã Lannister. Assim, perto do rei, Eddard tem esperança de protegê-lo da rainha. Mas ter os Lannister como inimigos é fatal – a ambição dessa família não tem limites e o rei corre um perigo muito maior do que Eddard temia. Sozinho na corte, Eddard também se apercebe que a sua vida nada vale. E até a sua família, longe no norte, pode estar em perigo.

Enfim, muitas coisas acontecem! São muitos personagens e absolutamente NADA é previsível. Não é aquela coisa de "ah, pera, a personagem tal vai lá pra fazer tal coisa e vai encontrar com o outro talzinho né, certeza", não. Você nunca sabe o que pode acontecer. Cada capítulo é narrado no ponto de vista de um dos personagens principais, mas, se você pensa que isso pode ser chato (meu lado chicklit quando lia Gossip Girl, por exemplo, odiava quando terminava um capítulo legal com a Blair e começava uma enrolação sem fim com o Dan) pode ir pensando de novo. Os capítulos sempre terminam com algo instigante acontecendo com o personagem, nunca vira marasmo. Vale dizer também da quantidade de detalhes presente nos livros, eles são muito bem detalhadinhos de um jeito que você mergulha de cabeça no mundo deles (que não é idade média embora se assemelhe muito, o autor encara como um mundo inventado mesmo).


Atualmente estou no quarto livro (trabalhos e trabalhos na faculdade me fizeram dar uma pausa de quase 7 meses entre o terceiro livro e este) e continuo encantada. Ah! Pode até parecer idiotice, mas ainda não vi os episódios da série depois da primeira temporada. Pois é, parei na primeira mesmo estando no quarto livro. Mas é que eu sei que se começar a assistir de novo, vou empolgar muito e querer ver até onde a série está atualmente na televisão (quarta temporada), o que vai atrapalhar um pouquinho a leitura do quarto livro (ainda estou no começo, página 300). Porque até pode parecer bobagem, mas gosto de ler primeiro nos livros para depois assistir, do contrário depois ler um livro que eu sei das coisas que vão acontecer não me parece tão empolgante. Enfim, por isso dou preferencia para os livros! Mas logo logo também termino este, começo o quinto e assisto a próxima temporada junto com todo mundo. :)

Recomendo (e muito!) para quem gosta de histórias épicas cheias de ação e magia. Para quem quer comprar, indico o do Extra, que foi de onde meu namorado comprou e chegou direitinho antes da data prevista, super bem embalado e com tudo em ordem. Também fique ligado que sempre tem umas promoções e o preço do box abaixa consideravelmente. Boa leitura!

comentários pelo facebook:

12 comentários:

  1. Ai que delícia, quantos livros!! Amooo ler!!

    Bjo grande flor! Bom domingo!!!

    Aline Laitarte - www.bomboneca.blogspot.com

    Responder Excluir
  2. Agora que você possui 2 livros da 1ª edição eu to aceitando doações haha. Penso assim como você, no caso, falou "Senhor dos Anéis" já me dá um sono ahueahue, mas quero dar uma chance para os livros, já vi diversas resenhas e a maioria delas eram só elogios. A cada dia mais amando seu blog e seus posts Au, xoxo :*

    http://www.heltonnunes.com/

    Responder Excluir
  3. Eu gosto de ler antes de ver, ao contrário de você sauhsausha
    Eu to muito louca pra ler isso! Que livros lindos e a história parece ser cativante ;-;

    Beijão
    http://renatacaparroz.blogspot.com.br/

    Responder Excluir
  4. Adoro ler ! Amei esses livrões hehehe... mas ainda não li nenhum. Preciso acabar minha trilogia do Gabriel ainda ;)

    Bjoo !

    | O Blog Que Não é Blog |

    Responder Excluir
  5. Ainda não li nenhum desses livros mais pretendo, gosto muito de ler, tenho alguns livros em casa *-*
    Beijos!
    http://blogdasabrinamakeup.blogspot.com.br/

    Responder Excluir
  6. Morro de vontade de ler, mas e o tempo? Faculdade tá matando todo :/

    Beijos
    Blog Fada do Lustre

    Responder Excluir
    Respostas
    1. Nem fale, agora tá super dificil de continuar! :(

      Excluir
  7. ainda não li nenhum livro dessa série, porque não faz muito meu estilo. Mas o post tá demais e o box é lindo <3
    www.crisedosvintepoucos.blogspot.com

    Responder Excluir
  8. Foi otimo eu ter entrado no seu blog hoje!! Eu peguei esse livro do meu primo para ler, pq eu li mtas resenhas sobre ele e me interessei, porém eu ainda não tive coragem de começar a ler, pq ele é gigante!! Mas vc disse que gostou e leu em uma semana!! Não da pra acreditar!! kkkk....E alias, eu não sabia desse box de luxo!! Achei legal! Beijoss

    www.lucianabotacini.blogspot.com.br

    Responder Excluir
    Respostas
    1. Pois é, Luciana, o primeiro foi rápidinho! Quase não tive vida né, fiquei só lendo! kkk Mas é uma delicia de ler quando vc pega no embalo, sério, recomendo bastante! Agora to meio lentinha porque to tendo que ler livros da faculdade, mas fico olhando o livro e morrendo de vontade, como se fosse uma barra de chocolate deliciosa assim me chamando hahaha!
      Beijos querida, fico feliz do post ter servido pra você!! <3

      Excluir
  9. Este comentário foi removido pelo autor.

    Responder Excluir